top of page

Conheça as comunidades beneficiadas: Ação Vamos Juntos Contra a Covid-19



A Ação Vamos Juntos Contra a Covid-19 é uma articulação realizada pela empresa Design Thinker Social, juntamente com mais seis projetos localizados nas comunidades atendidas, além de 50 voluntários atuando em todas as áreas. Desde o início da pandemia o #VamosJuntos vem atuando nas comunidades Alto Vera Cruz, Vila Senhor dos Passos e Pedreira Prado Lopes, em Belo Horizonte.


Priorizando o auxílio a mulheres negras, chefes de famílias, fora do cadúnico ou com grande composição familiar, a campanha conseguiu atender 1000 famílias das três comunidades, além de 270 famílias da região metropolitana de BH cadastradas em projetos parceiros. Juntamente com as cestas básicas, o projeto distribui máscaras de proteção contra a covid-19 e itens de higiene e limpeza.


O Alto Vera Cruz, após anos de lutas comunitárias e conquistas, especialmente na década de 90, foi um grande protagonista na participação popular da cidade, buscando acessar políticas públicas voltadas à infraestrutura e garantia de direitos. Hoje, com cerca de 47 mil moradores, possui uma vida sociocultural muito rica e diversificada e tem diversos equipamentos de atendimento local.

A Vila Senhor dos Passos e Pedreira Prado Lopes são as mais antigas favelas da cidade de Belo Horizonte. A ocupação do território se deu entre os anos 1900 e 1920. Os primeiros moradores foram operários que trabalharam na construção da nova capital. A Pedreira engloba o complexo Lagoinha, composto por vilas e quebradas e, hoje, é reconhecida por sua relevância histórica. Com cerca de 13 mil moradores, a comunidade possui uma forte identidade cultural e de empreendedorismo criativo.

Contato:

Whatsapp: 31 997069378

bottom of page